A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Marie Curie

Olá pessoal, em época de possíveis descobertas do tão procurado Bóson de Higgs, vem a calhar o 78º aniversário de morte, que foi ontem dia 4 de julho, daquela, que, na minha humilde opinião, foi uma das mulheres (pra não dizer ser humano) mais importantes e inspiradoras de todos os tempos da história: Maria Sklodowska-Curie! Este nome não te lembra ninguém??? E que tal então Marie Curie, melhorou né?!
Eu gostaria de prestar uma homenagem a essa mulher extraordinária da ciência, que, no início do século vinte, participou da revolução da física e perturbou nossa concepção do mundo e da matéria por conta de seus trabalhos sobre a radioatividade. 

Pois bem, então aí vão algumas considerações sobre sua vasta e proveitosa vida: em 4 de julho de 1934 perde-se uma grande física, Marie Curie, que fez grandes descobertas sobre radiação, junto com seu marido Pierre Curie. Sendo a primeira mulher a receber o prêmio Nobel. Além de descobrir as radiações emitidas pelos sais de urânio estava prestes a descobrir o polônio e o rádio, novos elementos que lhe garantiram dois prêmios Nobel. Com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel da Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel".
Oito anos depois recebeu o prêmio Nobel da Química, em 1911 "em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pela descoberta dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento".
Foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes. A única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling. No entanto, Marie Curie foi a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em áreas científicas. Algo curioso é que os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico, o rádio. Uma boa pedida pra quem quer conhecer mais sobre o período juvenil e a ascenção da Maria, pode conferir o filme: "Madame Curie" de 1943, o drama em preto e branco, é estrelado por Greer Grarson na pele da cientista e Walter Pidgeon como seu marido Pierre. Este rendeu a Greer a indicação ao Oscar de melhor atriz. Outra boa pedida é o documentário francês: "Marie Curie, além do mito", desta de 2011, em comemoração ao centenário de seu Prêmio Nobel. Vale à pena, pois só respeitamos e agraciamos o que de fato conhecemos! É disso que o mundo precisa, gente que faz a diferença e fica marcada pra sempre na história da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário