A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

sábado, 10 de março de 2012

Helena Kolody

Bom sábado!
Em ocasião ao célebre Dia Internacional das Mulheres, trago-vos mais uma da série Grandes Poetisas,desta vez com minha chará: Helena Kolody, a ilustre paranaense, filha de ucrânianos que nasceu em 12 de outubro de 1912 e faleceu em 15 de fevereiro 2004.


Esta foi a primeira mulher a publicar haikais no Brasil, que são uma forma poetica de origem japonesa que valorizam a objetividade, possuem três linhas, além disso foi admirada por Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski (figuras importantes do cenário literário). Seu trabalho foi tão representativo que em 1988, foi criado o Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, em 1991 foi eleita para a Academia Paranaense de Letras.
Muito ainda poderia se falar sobre esta grande mulher, porém vou representá-la através de 3 de seus trabalhos:

LIMIAR
I
Da soturna jornada
Pelas brumosas sendas
Da anestesia,
Não guardei memória.
Sou um pêndulo que oscila
Dos limites da vida
Aos limites da morte.
Rubros lobos me espreitam silentes,
Numa densa garoa vermelha
Que lateja no ritmo da febre.
Venho à tona, por segundos,
E volto ao limo do sono.
Da sede, brota em meu sonho uma fonte:
Água fria em chão de pedra.
No fundo, uma alga se espreguiça
E essa alga sou eu.
II
Luminosa alegria de olhar!
De todos os lados, o apelo do verde,
Da vida verde e serena.
Aquele cipreste
Que gesticula e dança,
Acorda-me na lembrança
Reminicências vegetais:
Pequenino fremir de relva
No dorso dos campos;
Altos pinheiros imóveis;
Floresta oceânica e múrmura.
Festivo apelo do verde,
da vida verde e serena.
Ventura elementar de estar ao sol,
Viva e sem dor.

GRAFITE
1988
Meu nome,
desenho a giz
no muro de tempo.
Choveu,
sumiu.

ALEGRIA DE VIVER
1987
Amo a vida.
Fascina-me o mistério de existir.
Quero viver a magia
de cada instante,
embriagar-me de alegria.
Que importa a nuvem no horizonte,
chuva de amanhã?
Hoje o sol inunda o meu dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário