A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Sobre o Professor...

Eis que neste sábado de garoa,
dia 15 de outubro eu passei alguns momentos refletindo sobre a importancia daquele que abre precendentes para TODAS as profissões: O Professor. Sim, esta figura memorável e digna que merece ser lembrada não apenas nessa data, mas em todos os dias, por mais clichê que pareça!
Eu sempre ouço coisas do tipo: "você vai ser professora???? Coragem, hein!", piadinhas de mal gosto ou coisas ainda mais perjorativas, sobre o quanto o professor é mal remunerado ou tido como "vilão" muitas vezes dentro da sala de aula, pra não dizer quando assisto no jornal a notícia de que um professor foi agredido verbal ou físicamente, isso tudo me deixa muito indignada (pra não dizer ofendida), e me faz questionar em como uma das profissões mais antigas e importantes do mundo pode ser motivo de chacota ou rejeição?
Não sei se o caro leitor já se deu conta, mas o professor chega a ser mais necessário do que um próprio médico, imaginem a situação: como um médico poderia prescrever um medicamento ou mesmo operar um paciente, se não passasse por sua formação mestres que o ensinassem corretamente? Sem mencionar que muito antes disso, este mesmo médico precisou ser alfabetizado por alguma "tia Lurdes" que, com paciência, perseverou até que viu seu pupílo escrever no caderno palavras borradas!
Nos países europeus que são destaque no modelo educacional, o professor e tido como ilustre e é bastante valorizado, basta ver o caso da Itália, e da Finlândia que são referencias na educação, lá se respeita muuito essa profissão e também é muito melhor remunerada, o que faz com que os memos tenham ainda mais estimulo para trabalhar e educar bem as pessoas que consequentemente serão bem sucedidas e críticas.
Já aqui no Brasil, o que vemos é que esta profissão está em baixa, poucas pessoas querem ser professores, ainda mais se a disciplina for uma das ciências, aí é um "Deus nos acuda".
Todo esse meu desabafo tem razão de existir e não pretendo mudar minha opinião, ainda que poucos leiam isso, quero  reafirmar que qualquer país que queira progredir só consiguirá isto com a educação, e o mediador para tal proesa é o PROFESSOR!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário