A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

domingo, 30 de outubro de 2011

Happy Halloween!

Olá, pessoas!
Como todos já sabem, amanhã é Halloween e uma data tão lendária e divertida tem espaço reservado e garantido no "Letters", ainda mais que na adolescência eu já fui Wicca, e como tal me interessava por misticismo e lendas curiosas (assim como por misturebas que davam errado na cozinha e deixavam minha mãe louca).


Toda a tradição e diversão é mais visível nos EUA, misturada a surperstições e crenças de monstros e almas pagãs, porém a mania se espalhou rapidamente e os festejos chegaram aqui em terras "Tupiniquins" adotando o nome de Dia das Bruxas.
 Mas a origem real da data é Celta e nada tem a ver com bruxas e monstros! Os povos da Gália e das Ilhas da Grã-Bretanha, entre 600 a.C e 800 d.C festejam o fim do verão com comemorações que iam de  30 de outubro à 02 de novembro e a este davam o nome de: Samhain. Nesses festejos os mortos eram muito cultuados, pois o Druídismo ( religião de onde os Celtas pertenciam) valorizava esta forma de doutrina. Como a cultura Celta foi em parte dizímada essa comemoração se misturou com a cultura romana e, mais tarde com a religião Católica que instituiu a data como, primeiramente, pagã e erege devido a prática da manipulação de plantas medicinais e demais feitos,  e posteriormente como a "vigília de todos os santos" renomeando como "All Hallow's Eve" (que é justamente a tradução disso).Depois de muitas variantes o nome se condensou e ficou como Halloween.
O fato de a festa ter chegado até os EUA tem à ver com a grande imigração de Irlandeses que levaram com eles a tradição. Pouco da origem da data permaneceu, atualmente apenas a ideia dos mortos permanece, mas com uma visão inapropriada e "ruim", mas apesar de tudo isso sempre há a parte divertida onde crianças se fantasiam e perseguem doces gritando: "Gostosuras ou Travessuras?"
Por curiosidade vale lembrar que a lanterna de abóbora se chama "Coca" bruxa equivalente a "Cuca"aqui no Brasil.


Então aproveitem o Halloween e... Gostosuras ou Travessuras?!

Jack-o'-Lantern 2003-10-31.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário