A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ode aos amigos!

Olá!
Hoje é Dia do Amigo, e como não poderia deixar de ser o "Letters" está sempre presente nas datas marcantes. E põe marcante nisso! Valorizo muito a amizade e realmente acho que precisamos uns dos outros, já que ninguém vive sozinho, de forma geral é muito bom ter com quem contar, não é mesmo?!
Para homenagear esta bela data tão bela criada pelo argentino Enrique Ernesto Frebbaro, em 1969, trago-vos uma das mais belas passagens relacionadas a amigos do ilustre poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), cuja obra, imortalizada, é vasta e aclamada no mundo todo, fazendo deste um dos maiores poetas do século XX.




Amigo1. 
Amigo, toma para ti o que quiseres, 
passeia o teu olhar pelos meus recantos, 
e se assim o desejas, dou-te a alma inteira, 
com suas brancas avenidas e canções. 

2. 
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça 
este inútil e velho desejo de vencer. 

Bebe do meu cântaro se tens sede. 

Amigo, faz com que na tarde se desvaneça 
este desejo de que todas as roseiras 
me pertençam. 
Amigo, se tens fome come do meu pão. 

3. 
Tudo, amigo, o fiz para ti. Tudo isto 
que sem olhares verás na minha casa vazia: 
tudo isto que sobe pelo muros direitos 
- como o meu coração - sempre buscando altura. 

Sorris-te - amigo. Que importa! Ninguém sabe 
entregar nas mãos o que se esconde dentro, 
mas eu dou-te a alma, ânfora de suaves néctares, 
e toda eu ta dou... Menos aquela lembrança... 

... Que na minha herdade vazia aquele amor perdido 
é uma rosa branca que se abre em silêncio...
 
É isso, e por fim nas palavras de Aristóteles:"A Amizade é uma alma com dois corpos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário