A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock!

Olá pessoal! Peço sinceras desculpas pois este post que segue deveria ter sido postado no dia 15 (já que as publicações são feitas em dias múltiplos de 5, como muitos de vocês já sabem), mas um imprevisto de caráter tecnológico, vulgo: monitor queimado, me impediu de levar até vocês o post dessa data. Mas como já dizia o sábio: "Antes tarde do que mais tarde ainda...", vou publica-lo hoje mesmo, e ainda neste dia teremos o post referente ao 20/07. Então lá vai:
Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, na quarta-feira dia 13 de julho, resolvi prestar uma pequena homenagem a este ritmo que é muito mais que música, e sim um movimento, um estilo de vida cheio de adeptos no mundo todo.
A trajetória do rock in roll é vasta e marcada por inúmeros acontecimentos, assim como bandas, portanto já digo de antemão que será humanamente impossível relatar nem um milésimo de tudo que cerca este universo. O Rock surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente no final dos anos 40, e teve como precursores: o Blues, o Country, o Jazz e até mesmo a Folk Music (ritmos tão contagiantes só poderiam dar bons resultados). Há conflitos sobre qual teria sido a primeira música do gênero a ser gravada, uns dizem que foi "Rocket 88" de Jackie Bresnton. Pode-se dizer que o rock começou como um basta a repressão aos negros, uma arma revolucionária, uma voz para quem era marginalizado. As figuras que trabalharam muito para consolidar o estilo, foram: Bill Haley, Chuck Berry (cujo o sucesso Johnny B. Goode é um clássico muito admirado até nos dias de hoje), Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis (estourando com "Great balls of fire", que pode ser considerada a síntese do rock em apenas 1 minuto e 58 segundos).

Mas foi no início dos anos 50 que um cara chamado Elvis Aaron Presley, "branqueou" o rock (como alguns mencionam), vindo a ser uma das personalidades mais importantes desse quesito, e rompendo várias barreiras.


Na década de 1960, marcada pela guerra do Vietnã e com seus anos rebeldes, vieram os "garotos de Liverpool": John, Paul, George e Ringo, isso mesmo os popularissímos Beatles que com seu estilo único acarretaram multidões por onde passavam! Nessa mesma década tivemos outra banda inglesa que foi muito bem sucedida os Rolling Stones. Também chegaram Pink Floyd, The Mamas and the Papas, The Doors. Mas o que definitivamente virou simbolo desse período foi o festival de Woodstock com meio milhão de jovens em busca de paz, amor e muito rock in roll .


Em 70 com o sugimento do videoclipe, começa um cenário de música mas forte e potente, chega então o Heavy Metal, e embora muitos digam que Led Zeppelin foi a precursora dessa vertente, eu me oponho completamente a essa ideia, Led na verdade utiliza muito de Blues em suas melodias, eu ouso dizer que Black Sabbath foi o pioneiro desse genero.
Em 80 (década que eu nasci) houve uma mistura dos vários estilos de rock, e o New Wave trouxe bandas como: The Police, The Clash, The Smith, Talking Heads.
1990 é a década das fusões bandas como Red Hot Chilli Pepers e Faith no More unem o bom e velho Heavy Metal com outras batidas contemporâneas. Além de surgirem bandas como Nirvana, Pearl Jam, Oasis.
Ah! Antes que você se pergunte desenfreadamente: "Mas por que cargas d'água o Dia do Rock é dia 13 de julho?" Eu respondo: É que essa foi a data de um grandioso evento o Live Aid, organizado por Bob Geldof, no ano de 1985, em Londres e simultâneamente na Filadélfia, com o intuito de angariar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Esse acontecimento contou com celebres artistas e foi exibido pela BBC em muitos países, abrindo os olhos para a miséria no continente Africano. O sucesso foi tão intenso que 20 anos depois teve a segunda edição o Live 8.
Então, e o rock no Brasil? Foi muito bem representado, sim senhor, mas isso é assunto para outro post, para comemorarmos no ano que vem!
Obviamente esta foi uma síntese muito breve, e que não deve ser novidade para ninguém que preze o bom e velho Rock, foi realmente apenas para pagar tributo a algo que há tanto tempo está presente na sociedade e serviu como cenário para diversos acontecimentos históricos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário