A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

sábado, 30 de julho de 2011

Balanço Geral do Festival de Dança

Bom Sábado!
Como muitos já sabem (ou não) hoje, dia 30 de julho, termina mais um Festival de Dança de Joinville, este que desde 2005 é (segundo o Guines Book) o maior festival de dança do mundo, e que em sua vigésima nona edição, literalmente mexeu o coreto do Centreventos, e de diversos palcos abertos espalhados pela cidade.
Para mim, falar de dança é sempre algo especial, já que pratico esta arte há 14 anos, tendo iniciado minha "carreira" num grupo étnico folclórico (o saudoso Raio de Sol) com meus 8 aninhos, toda gordinha e desengonçada. Por isso mesmo que não posso deixar que esse glorioso evento passe despercebido, então aí vão algumas informações e um pequeno balanço geral sobre os números que este festival movimentou:
Primeiramente, é importante ressaltar que foram 6.500 participantes de nada menos que 347 grupos, de diferentes modalidades, entre elas: ballet, jazz, contemporâneo, sapateado, danças populares, danças urbanas, com todas as categorias: junior, sênior, avançado.
Foram gerados 600 empregos na cidade, apenas diretos (isso sem mencionar os indiretos).
Este ano o festival contou com algumas novidades como mais palcos abertos espalhados pela cidade e até fora dela, como em Jaraguá, por exemplo, também como o Pedal Tur, que ofereceu passeios de bicicleta guiados pela cidade aos participantes, e o Gran Pri, que será uma extensão do Festival e acontecerá em Paulínea, SP, destinado aos grupos campeões, de 12 a 16 de Outubro. Contou inclusive com novas oficinas de dança e expressão corporal. Além da Noite de Abertura que contou com a Cia. de Dança Débora Colker trazendo seu espetáculo "Tatyana".

Festival de Dança de Joinville

Também a Noite de Gala ficou por conta do Balé Teatro Castro Alves, vindo da Bahia, com seu espetáculo "A quem possa interessar". O peculiar dessa Cia. é que a idade mínima dos bailarinos é 35 anos (viu como não há idade para começar a dançar)

Balé Teatro Castro Alves se apresentou na Noite de Gala do Festival - Claudia Baartsch / Agencia RBS

Outro destaque foi a Associação de Balé para Cegos Fernanda Bianchini, que mais uma vez mostrou que a arte não conhece limites. Infelizmente um dos integrantes deste grupo morreu durante o festival, vítima de uma pneumonia, poucos dias antes de sua apresentação, não concretizando seu desejo de participar.

Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini - Leo Munhoz / Agencia RBS


Hoje será a Noite dos Campões, com a mostra dos Grupos que fizeram bonito e conquistaram seu "lugar ao sol". Haverá de tudo, um grande resumo do que por 11 dias agitou a plateia. Estarei lá conferindo de perto, rs.

Um comentário:

  1. Foi legal ver, na noite dos campeões os jurados de "Se ela dança, eu danço" e o Sérgio Mambertti (o tio Vítor do Castelo Ratimbum) tão de perto!

    ResponderExcluir