A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Retratação e reparação

Bom Domingo a todos!
O título desta postagem nos remete à última terça-feira, dia 15 de fevereiro, quando um querido amigo me convidou, juntamente com mas dois queridos amigos, para ver no cinema "Cisne Negro", filme que retrata o cotidiano do mundo do ballet, com Natalie Portman (indicada ao Oscar 2011) no papel principal da bailarina Nina que nos primeiros momentos da trama se mostra frágil e submissa, porém com a pressão e anseio pela perfeição, sofre uma metamorfose despertando um lado sombrio desconhecido inclusive por ela!


Não vou me estender na sinopse do filme, o fato é que ao seu termino eu (completamente confusa e estarrecida)  afirmei ao meu amigo cujo convite nos foi feito, que ODIEI o filme. Mais tarde naquela mesma noite em meu quarto, fiquei remoendo o filme, refletindo ao seu respeito, em especial na parte técnica e artística das coreografias, no vestuário, na trilha sonora genial de Tchaikovsky, no fato de trazerem o "Lago dos Cisnes" sob uma nova perspectiva, nas falas como: "Eu só queria ser perfeita..." e "A única pessoa em seu caminho é você mesma", e no próprio roteiro, que abordou a psicose na busca da perfeição misturada a dança; a partir daí estou me retratando, eu NÃO odiei o filme, o que aconteceu foi que me impressionei com o quão atormentada pode virar uma bailarina na busca pela perfeição (talvez tenha à ver com o fato de eu dançar desde os 8 anos e nunca ter visto as coisas por esse ângulo). Na verdade, agora acho que é um filme realmente feito para ser refletido, repensado e discutido devido a sua densidade de informação.


Ah! Que se registre que não apreciei mesmo, as cenas sangrentas e obscenas, que ocupam uma boa parcela do thriller de suspense, fraqueza minha, não posso evitar isso vem desde a infância e talvez morrerá comigo, rs!

2 comentários:

  1. REALMENTE E UM FILEM IMPACTANTE

    ..MAS VC NOTOU Q VIVEMOS MTO DISSO NA ÉPOCA DO GRUPO?!!! PARA E PENSA

    BJ

    ResponderExcluir
  2. Agora que vc falou, é mesmo verdade, tem toda aquela pressão dos outros grupos parece que nunca é bom o suficiente, não importa o que vc faça! Isso gera uma neurose...

    ResponderExcluir