A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dando nome aos bois: "Cartas para Julieta"

Olá pessoal!
Como primeira postagem dessa humilde serva que vos fala, isto é, escreve, nesse singelo blog, achei imprescindível deixar registrado o motivo de sua nomeação, o qual na minha opinião, vai abrilhantar um pouco mais a inauguração do "Letter to Juliet".

Acontece que no último domingo, dia dois de janeiro de 2011 (comecinho de um novo ano) em virtude da programação, que já péssima inédita, estar sendo reprisada, resolvi pegar um dvd na locadora (um dos meus lugares favoritos no mundo todo). Já tinha até em mente o filme que pegaria, da Disney, porém me chamou a atenção um filme que eu queria muito assistir mas não encontrava: "Cartas para Julieta", incentivada pela afirmação da dona da locadora, de que o filme era ótimo eu o aluguei. Ao assistir o filme minhas suspeitas se confirmaram o filme não era ótimo, era excelente. O fato é que ele une simplicidade, originalidade com um toque de delicadeza, tudo banhado em belíssimas paisagens da Toscana!
Baseado no best-seller de Lise Friedman, o filme se passa na Itália, mais precisamente em Verona "a cidade do amor", e conta com um elenco bonito e bastante competente como a linda Amanda Seyfried, que atuou em Mamma Mia,  Christopher Egan, Gael Garcia, que esteve brilhante em Diários de Motocicleta, Franco Nero, em Camelot e a minha preferida Vanessa Headgrave, que tem um talento incomensurável e cede uma elegância e doçura peculiar a sua personagem, sem mencionar as belas italianas "secretárias de Julieta" que mal entendiam inglês mas se esforçaram para manter suas personagens.
Bem, uma pequena sinopse, Sophie, uma aspirante a escritora, e seu noivo Victor, chefe prestes a abrir um restaurante em Nova York, vão para Verona para uma pré lua-de-mel, porém já nos primeiros momentos da viagem que era pra ser a mais romântica todas, Victor começa a fazer contatos e é convidado para lugares e eventos de caracter apenas profissional, entediada com a situação Sophie deixa Victor cumprir seus compromissos e vai passear pela cidade. Em sua andança ela vai até a "Casa de Julieta", e se depara com inúmeras mulheres escrevendo cartas e as colocando na parede frontal, passado algum tempo ela percebe uma moça recolhendo as cartas e a segue, desse modo ela conhece quatro mulheres que se intitulam secretária de Julieta e se dedicam, todos os dias há anos, a responderem e enviar as cartas a quem pede conselhos sentimentais. Certo dia Sophie vai ajuda-las e encontra uma carta que foi escrita em 1957, por Claire Smith uma inglesa que quando jovem se apaixonou por um italiano, mas como seus pais não aprovariam o romance ela decidiu fugir com ele, no entanto se acovardou e o deixou esperando no local combinado. Sophie se interessa e resolve responder a carta, este gesto faz com que Claire finalmente tenha coragem e volte para a Itália para encontrar e se desculpar com seu Lorenzo Bartolinni, a partir daí Claire, seu neto Charlie e Sophie (que encontra a oportunidade perfeita para escrever sobre uma aventura e se tornar uma escritora) partem por uma busca, por toda a região da Toscana, nesses momentos são retratadas as belas paisagens que são regadas a uma trilha sonora que deixa o clima ainda mais cativante. O único problema é que existem 74 Lorenzos Bartolinni, será que eles encontrarão. Destaque para os trechos: "Um dos maiores prazeres da vida é alguém pentear nosso cabelo..." (momento maternal entre Claire e Sophie). "Quem escreveu Romeu e Julieta foi Willian Shakespirelli, um grande italiano". "'E' e 'se' são palavras que por si só não apresentam nenhuma ameaça, mas se colocadas lado a lado tem o poder de nos assombrar a vida toda". Esta última realmente me fez pensar "e se... e se... e se...", não há nada pior do que se remoer dia a dia pela incerteza ou remorso...
Vamos a um breve relato Lise Friedman foi certa vez a Verona, e conheceu a "Casa de Julieta e descobriu esse clube exótico de mulheres que desde 1930, quando a casa foi aberta, se dedica a responder e retornar as cartas aconselhando e ajudando muitas pessoas. Ela achou isso tão diferente e altruísta que durante sua viajem escreveu muitas situações que deram origem ao seu livro.
Bem, após tudo isso me despeço  apenas recomendando o filme!

4 comentários:

  1. Já me falaram desse filme. Eu adoro a minha xará, ela é simplesmente fantástica em tudo que faz (inclusive como loira burra em Mean Girls ^^)
    Adorei o blog, Helenística =*************

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mandy, valeu pelo incentivo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Putz, Matilda é um dos meus filme favoritos tb. heheehehe

    adoro o fato de o livro preferido dela ser moby dick. sabia que é o livro que possui o começo mais conhecido da literatura? (ao menos ouvi isso uma vez) começa com. Chamai-me Ismael. sabe que agora até me deu vontade de atualizar o blog hehehehe
    acho que vou escrever alguma coisa lá sobre isso

    ResponderExcluir
  4. É mesmo muito conhecido: "Chamai-me Ismael, já faz muito tempo não importa quanto exatamente, tendo pouco ou nenhum dinheiro no bolso..."
    Ela é tão cativante!!!

    ResponderExcluir