A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FEMUSC 2011

Boa Noite Amigos!
A abertura do FEMUSC (Festival de Musica de Santa Catarina) 2011 neste dia 20 de janeiro de 2011, não poderia passar em branco, por isso mesmo que dedico este post àquele que é o maior festival de música erudita das Américas e acontece aqui pertinho em Jaragua's City!
Em sua sexta edição o evento reúne o glamour e a delicadeza de instrumentistas do mundo todo com o aprendizado mediante a atividades culturais abertas ao público, já que se trata de um festival-escola não competitivo.
Além das já mencionadas atividades, e das apresentações espalhadas pela cidade, vale a pena lembrar que todas as 15 noites são agraciadas com concertos de diferentes modalidades (cordas, orquestras, sopro, coral) no teatro da SCAR, (que é bem maior que o Juarez Machado) a partir das 20:30, e o preço? Grátis! Isso que eu chamo de unir cultura com acessibilidade.
O evento tem como principal mentor e idealizador o maestro Alex Klein, que tem a pequena ambição de formar nas próximas edições do evento, um coral com nada menos de 700 vozes (quero ver reger toda essa multidão).
Uma das surpresas desse ano  é a pequena Sophia Chan, uma chinesinha de apenas 11 anos que arrasa no violino, está até entre os melhores do mundo!
Eu fui no ano passado como coralista, assim como o Alexandre, a Amanda e o Jonathan (turminha do barulho) e aproveitando para compartilhar a experiência, queria registrar que conheci pessoas de várias partes do mundo (Argentina, EUA, Canadá) e todas nos trataram muito bem mesmo sendo difícil de nos entendermos às vezes, tínhamos em comum o amor ou pelo menos o respeito a música! Pretendo ir esse ano também representando o coral da UDESC, junto com a Laís Perini, e o Luís Gustavo "Nuno" Carreta, tenho grandes expectativas, e quando voltar do evento provavelmente escreverei algo mais sobre ele.
Quem tiver curiosidade, participe!

Um comentário: