A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ano Bissexto!

Boa ensolarada tarde!
Como vocês já estão fartos de saber, o "Letters" apenas é atualizado em dias múltiplos de 5, mas como hoje é dia 29 de fevereiro, e esta data só se repetirá daqui a 4 anos, fazendo deste, um ano bissexto, resolvi publicar para marcar o acontecimento, rsrs, assim como fiz no dia 11/11/11 (outra data excepcional).
Bem, prosseguindo, como no dia 26 de fevereiro aconteceu o Oscar 2012, acho valido colocar as 10 coisas que você gostaria de saber sobre o Oscar mas que não tinha pra quem perguntar, rs, lá vai:

QUEM É OSCAR?: A origem não é confirmada, mas o boato mais aceito é de que o nome tenha sido usado primeiramente pelo jornalista Sidney Skolsky. Ele relata que estava escrevendo um artigo sobre a premiação e queria dar um bom nome para o prêmio. Ele então se lembrou de um ator muito bom de uma comédia que costumava assistir no teatro, chamado Oscar, e achou que a homenagem soaria bem e funcionaria no texto. A partir de então, Skolsky só se referiu à premiação da Academia como "Oscar". Anos depois, o nome foi aceito oficialmente.

O ACORDO DOS VENCEDORES: Todos os vencedores do Oscar têm que assinar um acordo no qual se comprometem a nunca vender suas estatuetas, ou apenas entregá-las à Academia pelo valor simbólico de 1 dólar. Essa é a forma que encontraram para controlar e impedir a possível venda de estatuetas para colecionadores.

FILMES QUE MAIS GANHARAM OSCARS: Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei empatam, com 11 Oscars cada. O último se destaca por ter levado todos os prêmios a que concorreu!
PRIMEIRA ANIMAÇÃO A SER INDICADA A MELHOR FILME: A Bela e a Fera, em 1991.
MAIS JOVEM A GANHAR UM OSCAR: a atriz Tatum O'Neal tinha apenas 10 anos quando foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante pela performance no filme Lua de Papel, em 1971
MAIS VELHA A GANHAR UM OSCAR: a atriz Jessica Tandy tinha 80 anos quando foi premiada como Melhor Atriz pela performance no filme Conduzindo Miss Daisy, em 1989
OSCAR REJEITADO: o prêmio foi rejeitado apenas duas vezes na história. A primeira foi por George Scott, melhor ator em 1970, que alegou não concordar com as políticas do Oscar. A segunda rejeição foi por Marlon Brando. Em vez de receber o prêmio de melhor ator por O Poderoso Chefão, ele enviou uma índia americana em seu lugar, para discursar sobre o descaso do homem branco com o povo nativo daquela terra.
OS ÚNICOS FILMES MUDOS A GANHAR O OSCAR: foram Asas, de 1927, e O Artista, 2011.

QUEM MAIS RECEBEU INDICAÇÕES NA CARREIRA: Meryl Streep, com 17 indicações e dois Oscars. Ela concorreu, e ganhou o prêmio de a Melhor Atriz mais uma vez neste ano, por A Dama de Ferro.

QUEM GANHOU MAIS OSCARS NA HISTÓRIA: Walt Disney, com 22 prêmios e 4 homenagens. O primeiro Oscar veio com Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937.
É isso, Feliz Ano Bissexto!

P.s. Hoje também o compositor erudito Gioachino Rossini faria 220 anos, ele escreveu a famosa e divertida obra: "O Barbeiro de Sevilha" (se você acha que não conhece, certamente já ouviu "fígaro..."), alé de tantas outras. Até o Google o homenageou com um Doodle bem cativante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário