A arte não muda o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
A arte muda as pessoas.

domingo, 20 de março de 2011

Beirut

Esta é para começar bem o Outono!
Quem assistiu a minissérie da rede Globo: "Capitu" (2008) baseada na clássica obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, vai saber do que estou escrevendo, pra começar posso adiantar que não é da capital do Líbano, e nem do elaborado sanduíche, mas sim da banda Beirut, que com a canção "Elephant Gun" fez a personagem Capitu dançar intensamente mostrando sua jovialidade e seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada".


Sobre a banda é relevante saber que ela é composta por onze garotos vindos do Novo México, que com a ideia inicial do precursor Zach Condon, reúnem elementos folclóricos do leste Europeu, como o Kezmer, por exemplo, (musicas orquestradas com ritmos inconstantes, tocadas em eventos judaicos mas com influencia cigana); a "Indie Music" e os intrumentos pouco convencionais como o fliscorne (sopro), o ukelele (pequeno violão com quatro cordas), a tuba, o acordeon e o bombardino.
Zach Condon, que já havia lançado um album com 15 anos, decidiu resgatar todos estes elementos após sua viagem à Europa, que lhe permitiu conhecer bem estes estilos. 


Tanta pesquisa trouxe o primeiro album oficial da banda em 2006, e o segundo lugar entre as músicas mais procuradas da internet. 
Diante disso eu só tenho a enfatizar que o grupo é mesmo diferente, com letras diferentes, ousado e...
...Muito Bom. Aí vai "Elephant Gun" então:

2 comentários:

  1. Meu ja conhecia trampo deles,,,,são mto bons,,
    sonho meu dançar uma musica deles

    bjoo saudades biscaaaa amooo

    ResponderExcluir
  2. O meu tbm, imagina ficaria um contemporâneo fantastico!!!!

    ResponderExcluir